Conteúdo para compartilhamento.

02 agosto 2012

Trabalhado na corrupção






Imprensa internacional repercute início do julgamento do mensalão. A unanimidade desta vez não é burra: é o maior escândalo político da história do Brasil e do STF. São 38 acusados, mais de 50 mil páginas, 234 volumes, 500 apensos e mais de 600 testemunhas. O fato ocorreu durante primeiro mandato do ex-presidente Lula, que jura não saber de nada. Claro, prefere pagar de incompetente a chefe de quadrilha. Este título ficou para José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, que quer ser perdoado neste processo e requerer anistia política do Congresso para se candidatar em 2014. Só tem gente boa!



 

3 comentários:

  1. O Supremo e o mensalão

    Américo Masset Lacombe

    1/8/2012

    O famigerado processo cognominado pela mídia de "mensalão" está longe de ser tido como o processo do século.

    Vários outros tiveram uma importância e impacto social muito maior. A começar pelo mandado de segurança impetrado pelo então presidente Fernando Collor para que os votos dos deputados que decidiriam abrir o processo de seu impedimento fossem secretos. O Supremo decidiu que os votos deveriam ser abertos. A partir dessa decisão foi determinado o destino do presidente. Fossem os votos secretos a história seria outra.

    Após isso, houve o julgamento do ex-presidente em virtude de um processo crime (crime comum). O Supremo absolveu-o por falta de provas. Tal processo foi muito mais relevante que chamado "mensalão", pois estava em julgamento um presidente da República.

    Recentemente, o Supremo tem decidido inúmeras questões muito mais importantes que esta ação criminal, e com repercussão e consequências sociais infinitamente maiores.

    Podemos citar alguns exemplos:

    1. Fidelidade partidária;

    2. Aborto dos anencéfalos;

    3. Pesquisas com célula tronco;

    4. Constitucionalidade da chamada “Lei da Ficha Limpa”;

    5. Questão das terras indígenas;

    O mensalão não passa de um processo crime um pouco mais relevante que os outros, mas não trará consequências sociais como aqueles que acima enumeramos.

    A mídia por certo, fará o seu estardalhaço costumeiro, mas a sociedade pouco se beneficiará com o resultado. No entanto, a possibilidade de a ciência utilizar-se das células tronco para a cura de inúmeras doenças beneficiará a sociedade por muitos anos. A lei da “ficha limpa” promoverá uma limpeza ética na política muito maior e por muito mais tempo do que a condenação de alguns "mensaleiros".

    Enfim, o processo "mensalão" não tem a importância que a mídia lhe dá.

    ResponderExcluir
  2. Para que fique claro, coloquei esse texto apenas para ampliar o debate. Não é exatamente a minha opinião. Acho que tudo tem importância sim.
    Em ano de eleição, temos que ficar atentos às manobras da chamada "grande mídia".

    Muito pertinente a proposta do blog, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. A ética não tem importância?
    A roubo não tem importância? Um "pouco" mais relevante que os outros? Foi uma das maiores roubalheiras desse país, e o povo não tem que ser ressarcido, informado?
    Tudo tem sua importância, isso eu concordo com você Felipe.
    Paula Prata.

    ResponderExcluir